quarta-feira, 27 de abril de 2011

Estudo de caso 2

Autódromo Internacional de Curitiba (Autódromo de São José dos Pinhais)
O projeto do Autódromo Internacional de Curitiba foi feito pelo arquiteto curitibano Ayrton Lolô Cornelsen, este autódromo possui uma pista com a largura de 15 metros ao longo de todo o trajeto com desnível Maximo de 4 metros. O circuito oval com 2.550 metros de extensão, o circuito misto com sete curvas à direita e quatro à esquerda com uma enorme reta com 980 metros e extensão total de 3.695 metros
O autódromo conta com uma torre de quatro andares completamente envidraçados. Instalações para cronometragens, secretaria e diretoria de prova. Arquibancadas em concreto armado, com capacidade para 30.000 pessoas sentadas, o autódromo também possui capacidade para acomodar 50.000 pessoas em suas dependências. Conta também com trinta boxes com área útil de 88 m2 cada, portas removíveis, central de gases (nitrogênio) para reparos em automóveis, iluminação interna e externa para provas noturnas, pit Lane com largura de sete metros, pit stop com largura de oito metros, extintores de incêndio próprio. O autódromo possui no total vinte camarotes com 68 m2 cada, sendo alguns deles Vips, todos possuindo instalações sanitárias individuais, área frontal envidraçada e varanda, com acesso exclusivo para credenciados. Centro medico com heliponto próprio, central de gases (O2, NO2 e ar comprimido), centro cirúrgico de emergência, sala para primeiros socorros, equipamentos para terapia de queimados, completo sistema de monitoramento.
O autódromo conta também com posto de pesagem e aferição coberto (menos balança), restaurante completo com serviço a La carte e Buffet durante os eventos, sala de briefing, torres computadorizadas com dispositivos de medição de tempos e velocidades de ultima geração, sala de imprensa, lanchonete para publico da arquibancada, lanchonete para área de Box para atendimento às equipes e pilotos, sede administrativa e uma borracharia de 80 m2.

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